-
Grand Depart: Você sabia que o Tour de France não começa na França?
O Tour de France é uma competição de road bike realizada durante 23 dias em julho. Este é o formato que configura uma "Grande Volta", ou Grand Tour. Mas geralmente, a corrida não se inicia no país que leva o nome do evento.
Por Breno Bizinoto
-
Fundado em 1903 pelo jornal L'Auto, o Tour é o mais conhecido e prestigiado dos três "Grand Tours" do ciclismo; os outros são o Giro d'Italia e a Vuelta a España. A corrida geralmente cobre aproximadamente 3.500 quilômetros, passando pela França e países vizinhos como a Bélgica. A corrida é dividida em segmentos de um dia inteiro, chamados de etapas. Os tempos de chegada individuais para cada etapa são somados para determinar o vencedor geral no final da corrida.
-
O percurso muda a cada ano, mas sempre termina em Paris; desde 1975, em Champs-Élysées. O início da competição é conhecida como Grand Départ (a Grande Partida). Desde a década de 1950, normalmente ocorre em uma cidade diferente a cada ano e, desde a década de 1970, é comum que o Grand Départ aconteça em cidades fora da França como forma de aumentar o interesse internacional pela competição e pelo esporte. O direito de sediar o Grand Départ é muito procurado, com cidades se candidatando para sediar, e demonstrou aumentar a atividade econômica, bem como o interesse em andar de bicicleta na área anfitriã apresentada para o mundo.
-
-
-
-
O país escolhido para o Grand Depart 2022 foi a Dinamarca.
Um país de aproximadamente 5,8 milhões de pessoas, a Dinamarca é conhecida como um dos países mais verdes e felizes do mundo. O ciclismo desempenha um papel vital nesse status. Na Dinamarca, o ciclismo faz parte do dia a dia.
Mais do que um hobby e um meio de transporte, andar de bicicleta é um modo de vida na Dinamarca. As pessoas pedalam até a escola e o trabalho. Crianças em idade escolar, jovens e idosos, pedalam todos os dias. Às vezes você vai até encontrar príncipes e primeiros-ministros de bicicleta.
-
-
Nove em cada 10 dinamarqueses possuem bicicleta e existem aproximadamente 12.000 km de ciclovias e ciclorotas em todo o país. Elas definem os espaços urbanos e a forma como os habitantes se deslocam em cidades como Copenhage, a capital do país. Todos os dias da semana, os ciclistas em Copenhague percorrem a distância equivalente a 400 edições do Tour de France - ou seja, cerca de 1.440.000 km. Graças às 673.000 bicicletas da cidade e ao fato de que 44% de todas as viagens a locais de trabalho e educação são feitas de bicicleta, não é de admirar que Copenhague tenha sido eleita a melhor cidade ciclística do mundo.
Outros países costumam buscar inspiração na Dinamarca quando se trata de promover o ciclismo como parte fundamental de um modo de vida sustentável, saudável e feliz. De fato, em várias cidades estrangeiras, as ciclovias separadas por meio-fio são conhecidas como "pistas de Copenhague". Como consequência de tudo isso, o Tour de France e a Dinamarca são uma grande combinação. A Dinamarca não é apenas um país de ciclistas, mas também tem uma vasta experiência em sediar grandes eventos esportivos e ciclísticos internacionais, incluindo o Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada de 2011 e o início do Giro d'Italia de 2012.
Quando um dos maiores países de ciclismo do mundo receber a maior corrida de bicicleta do mundo no verão de 2022 (pra eles é verão), aproveitaremos essas experiências para ver a largada mais única de todos os tempos.
-
-
As primeiras três etapas do Tour de France vão acontecer na Dinamarca. A primeira será um contra relógio individual de 13,2 km, onde os atletas largam separadamente. As duas etapas seguintes serão etapas planas de 202 e 182 kms respectivamente, bem propícias para os sprinters.
No quarto dia, haverá um descanso para o evento migrar para a França. Esse descanso não é usual na corrida e vai deixar os atletas bem ativos para uma etapa ondulada de 171,5 kms, na França.
O Tour de France vai largar no dia 01/07/2022 e nós vamos acompanhar tudo por aqui!
20/06/2022